domingo, 30 de novembro de 2014

12 Conceitos Essenciais de Ferramentas Lean


Ferramentas não são tudo, é necessário implementar a Cultura Lean



Lean Manufacturing inclui um conjunto de princípios para atingir melhorias em produtividade, qualidade e lead time, eliminando perdas através de Kaizen. Kaizen é um palavra japonesa que significa “mudar para melhor” ou  “melhoria continua”.
A meta é fornecer ao cliente produtos livres de defeitos quando ele é necessário e na quantidade certa (Just in time).

Existem muitas ferramentas e conceitos que empresas lean empregam para suportar os princípios acima e eliminar perdas. Aqui descrevo 12 dos mais críticos para seu conhecimento:
#1: Manufatura Celular

Manufatura Celular é uma abordagem na qual todo equipamento e estação de trabalho são disposto baseado em um grupo de diferentes processos localizado muito próximos para produzir um grupo de produtos similares. O objetivo principal da manufatura celular é reduzir o tempo de ciclo e inventario para atender o tempo de resposta ao mercado.
#2: Takt Time

Esta é a batida do coração do cliente. Takt time é a média da qual a manufatura deve produzir um produto baseado nos requisitos do cliente e disponibilidade de tempo de trabalho
                                        Takt = T/D

Onde:         T = tempo disponível para produção (ex: 8,5h)
                   D = demanda de produtos (quantidade)

#3: Trabalho Padronizado
Um processo de documentar a descrição do método, materiais, ferramentas e tempo de processamento requerido para atender o takt time para uma determinada operação de trabalho. Isto visa padronizar as tarefas através da cadeia de valor.
#4: Fluxo de Uma Peça ou Fluxo Continuo
Este conceito enfatiza a redução do tamanho do lote para eliminar sistemas de restrição. Uma metodologia pela qual o produto ou informação é produzida por um movimento em ritmo constante de uma etapa de processamento para a próxima sem atrasos. 
#5: Sistema Puxado e Kanban
Uma metodologia pela qual o processo cliente sinaliza o processo fornecido para produzir um produto ou informação ou entrega deste, quando é necessário. Kanban é um sinal usado dentro sistema puxado através de sincronização combinada com instruções visuais como cartões ou containers.

#6: Cinco Por quês
Um processo criativo pelo qual a pergunta “Por quê?” é perguntada repetidamente para encontrar a causa de um problema.

Bom pessoal, na próxima postagem escrevo sobre os outros seis conceitos.

Conte comigo! 

Nenhum comentário: