“Maximize o valor de suas interações com fornecedores”
Relacionamento entre uma
organização e seus fornecedores tem tradicionalmen-te sido caracterizada por
atividades e posturas antagônicas na
qual pelo menos um, e frequentemente ambas as partes perdem. Ao invés de
trabalharem juntos para criar formas de criar soluções ganha-ganha, compradores
usam sua força de negócio para forçar fornecedores a absorver custos para obter
preços baixos, e fornecedores procuram formas para minimizar suas perdas não
atendendo as especificações dos clientes. Infelizmente, em um mercado
extremamente competitivo, relacionamentos unilaterais como este não suportam um
relaciona-mento de longo prazo para ambas as partes.
O quê é uma
parceria com Fornecedor?
Uma parceria com
fornecedor é um comprometimento entre a Organização e seus fornecedores que
foca em maximizar os recursos de cada um ao longo do tempo para atingir metas
de negocio e objetivos. As metas e objetivos específicos de qualquer parceria
são únicos, mas normalmente incluem a melhoria da qualidade dos produtos ou
serviços, maior eficiência operacional e redução de requisitos de inventário ou
outros custos que melhoraram a qualidade do produto ou serviço e oportunidades
para a inovação. No entanto, independentemente das metas e objetivos, a criação
de uma efetiva parceria com o fornecedor a longo prazo envolve o planejamento
cuidadoso e o gerenciamento de todas as interações com um fornecedor para
maximizar o valor dessas interações e para reduzir os riscos potenciais. E como
qualquer relacionamento, uma efetiva parceria
requer um compromisso contínuo e recíproco, para sustentar uma
verdadeira relação de colaboração que é benéfico para ambas as partes.
Construindo uma
efetiva parceria com seu fornecedor
Alem dos princípios e
práticas detalhadas na ISO9001 e reforçada na ISOTS16949, os seguintes passos
ajudarão você a construir uma efetiva parceria com seu fornecedor:
1.
Pontualidade
Ambas as organizações e
seus fornecedores deveriam executar suas respectivas responsabilidades de
maneira certa. Fornecedores deveriam entregar os requeridos pedidos na hora
certa e na quantidade certa.
2.
Informação
A organização deve prover
o fornecedor com as informações necessárias para fornecer com exatidão o que
ela precisa. Ambos, a Organização e o Fornecedor deveriam continuamente trocar
informações para melhor produto e serviço.
3.
Avaliação de
Produto
Uma Organização e ser
Fornecedor deveriam mutuamente acordarem métodospara avaliar a qualidade do produto para satisfação de ambas as partes.
4.
Inspeção de
Produto
Muitos produtos tem requisitos regulatórios e normas
para assegurar que são seguros durante o uso. Um programa formal de
conformidade pode ajudar a assegurar a conformidade com estes requisitos.
5.
Reclamações de
Clientes
Um sistema formal para
gerenciar as reclamações de clientes
pode ajudar ambos a organização e seus fornecedores a rapidamente
identificar tendências ou incidentes relacionados a qualidade de um produto.
6.
Recalls de
Produtos
Uma organização deveria
ter um procedimento formal de recall para reduzir riscos associados com
produtos inseguros e ajudar a proteger a identidade da marca
Conte comigo!
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