O Triple
Bottom Line, também conhecido como o tripé da sustentabilidade, é um
conceito criado por John Elkington, cofundador da ONG SustainAbillity,
definido como: “termo criado para representar a expansão do modelo de
negócios tradicional para um novo modelo, que passa a considerar a
performance ambiental, social e econômica da organização”.
O tripé é
sustentado pelos três ”p”: people, planet and profit, em português, pessoas,
planeta e lucro.
E para definir
a sustentabilidade, as organizações foram questionadas quanto às
seguintes ações:
- operar com ética e transparência nos negócios;
- valorizar colaboradores e tratá-los com respeito e dignidade;
- trabalhar com os fornecedores/vendedores para assegurar que eles operem de forma ética e responsável;
- proteger o meio ambiente natural, identificando, tratando e mitigando os impactos ambientais e sociais decorrentes das atividades na oferta dos produtos e serviços;
- proteger consumidores;
- gerir e reportar as finanças precisamente;
- realizar marketing e propaganda dos produtos de maneira responsável;
- promover benefícios aos colaboradores;
- responder à comunidade/aos grupos de interesse as questões com as quais eles se preocupam e as quais afetam seu desenvolvimento e bem-estar;
- melhorar as condições da sua comunidade;
- gerar valor para as partes interessadas;
- prover vagas de trabalho bem remuneradas, bem como o bem-estar de seus colaboradores;
- gerar diversidade de colaboradores dentro da empresa;
- apoiar voluntariado entre os colaboradores;
- inovar na forma de gerir as organizações, a fim de buscar modelos mais enxutos, limpos e inteligentes e para trazer soluções para os problemas presentes e futuros.
As questões
acima fazem parte da pesquisa Estágio da Sustentabilidade das Empresas
Brasileiras, de 2012, e foram complementadas de acordo com a 20ª
edição dos Critérios de Excelência da Gestão da FNQ.
Gostou deste artigo, deixe seu comentário. Obrigado!
Um comentário:
Olá! gostei muito desse sistema de gestão criado por John Elkington seria bom se todas as empresas segui sem essa politica principalmente na parte dos colaboradores eu sempre ouvi muito sobre satisfação do cliente e da empresa, é um bom sistema, já ouvi muitas palestras em empresas sobre isso acho que todo o funcionário deve aprender sobre a politica de sua empresa e como tudo funciona na produção.
Postar um comentário